quarta-feira, setembro 23, 2015
Home
Noticia Regionais
Politica
Governador sanciona lei que cria o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso
Governador sanciona lei que cria o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso
O governador Camilo Santana sancionou a lei de criação do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi). O projeto de lei foi enviado à Assembleia Legislativa e aprovado pelos parlamentares no último dia 20 de agosto. O órgão já existia, mediante o decreto 26.963, de 20 de março de 2003, e agora vigora por força de lei estadual, com atribuições mais amplas e nova composição, passando de 24 para 40 integrantes.
O Cedi é vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e tem caráter permanente, partidário, consultivo e deliberativo. Entre as principais funções estão a de aprovar a política estadual para o idoso; fiscalizar os serviços prestados por órgãos governamentais aos idosos; articular ações com os conselhos municipais e o Nacional; definir os critérios para destinação e transferência de recursos; e organizar e sistematizar o Cadastro da Rede Prestadora de Serviços de Atenção à Pessoa Idosa.
O Conselho será composta por 40 integrantes, sendo 20 titulares e 20 suplentes, indicados por pastas do Governo do Estado, e por representantes da sociedade civil, entidades, organizações de atendimento à pessoa idosa e trabalhadores da área e usuários. Os dez titulares, e os respectivos suplentes, das pastas do Governo do Estado pertencem às secretarias do Planejamento e Gestão; Saúde; Educação; Cultura; Trabalho e Desenvolvimento Social; Justiça e Cidadania; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Segurança Pública e Defesa Social; além do Gabinete do Governador e da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado.
A coordenadora Especial de Políticas Públicas para Idosos e Pessoas com Deficiência do Governo do Estado, Isabele Cavalcante, celebra o avanço contido na sanção da lei. “Com a lei de criação do Cedi, sancionada pelo governador Camilo Santana, teremos a aprovação da política estadual da pessoa idosa, assegurando a efetivação dos direitos para garantia e promoção de sua participação na sociedade”. O órgão possui 180 dias para elaborar regimento interno.
Com Governo do Estado
Tags
Noticia Regionais#
Politica#
Compartilhar isso
Sobre Folha Serrana
Politica
Tags
Noticia Regionais,
Politica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Post Top Ad
Your Ad Spot
Author Details
Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós