quinta-feira, outubro 08, 2015
Home
EVENTOS
Noticia
Notícia Local
Mais da metade dos açudes estão com menos de 10% de suas capacidades
Mais da metade dos açudes estão com menos de 10% de suas capacidades
Oitenta e dois açudes cearenses estão com um volume de água inferior a 10% de suas capacidades. O número equivale a 53% dos 153 açudes do Estado. Os dados referem-se ao registrado às 10h14min da quarta-feira, 7, pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
A bacia hidrográfica em pior situação é a de Banabuiú, onde, de 19 açudes, apenas um encontra-se com volume acima de 10% de sua capacidade — o açude Itapajé, que está com capacidade acima de 26,41%.
Conforme o mesmo levantamento, nove açudes no Estado estão secos. São eles: Forquilha II, em Tauá; Quincoé, em Acopiara; Pirabibu, em Quixeramobim; São José I, em Boa Viagem; Umari, em Madalena; Vieirão, Boa Viagem; Jerimum, em Irauçuba; São Domingos, em Caridade; São José III, em Ipaporanga.
Nessa terça-feira, 6, o Estado Ceará declarou situação "crítica de escassez dos recursos hídricos” em todos os municípios cearenses. A medida da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) pode fazer com que haja racionamento e até cobrança de multas pelo uso indevido de água, conforme o artigo nº 46 da Lei Federal do Saneamento Básico (nº 11.445/07).
A situação foi declarada levando-se em conta que o Ceará deve entrar em seu quinto ano de seca em 2016, quando o fenômeno El Niño tem 85% de chances de prejudicar a quadra chuvosa, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com isso, esta deve ser a maior seca do Estado desde 1979-1983.
Atualmente, 79,3% dos municípios do Ceará dependem de abastecimento via carros-pipa.
O POVO Online
Tags
EVENTOS#
Noticia#
Notícia Local#
Compartilhar isso
Sobre Folha Serrana
Notícia Local
Tags
EVENTOS,
Noticia,
Notícia Local
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Post Top Ad
Your Ad Spot
Author Details
Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós