sexta-feira, outubro 09, 2015
Procon Fortaleza ingressa ação contra bancos em greve
O Procon Fortaleza ingressou, nesta sexta-feira, 9, com ação civil pública contra a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e mais seteinstituições financeiras que prestam serviços na capital. O órgão pde que os direitos dos consumidores sejam respeitados e que não haja prejuízo financeiro aos clientes que tenham, durante a greve, contas a pagar, salários, transferências ou depósitos a receber.
Os bancos poderão pagar multa diária de R$ 100 mil por descumprimento da ordem judicial, caso a liminar seja concedida. O Procon requereu uma indenização coletiva de R$ 5 milhões, pelos danos causados aos consumidores, e a prorrogação dos boletos vencidos durante a paralisação por, no mínimo, 72 horas (contando desde o término da greve).
A ideia, segundo o Procon, é que os bancos não possam cobrar juros, multas e demais encargos financeiros, desde o início do movimento grevista. "Não podemos permitir que o consumidor seja prejudicado, pois é a parte mais frágil na relação de consumo", frisa a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos.
O Procon requer ainda que os bancos disponibilizem, em quantidade suficiente, envelopes para depósito nos terminais e que eliminem as limitações impostas em relação a saques, garantindo dinheiro em espécie suficiente nos caixas eletrônicos. ''Os correntistas que, por ventura, tenham cheques devolvidos durante o período de greve, também estariam isentos de cobrança de qualquer taxa” disse o órgão, em nota.
Na ação, o Procon diz que os bancos devem disponibilizar funcionários para auxiliar os usuários com dificuldades de utilização dos serviços, como idosos e portadores de necessidades especiais, dentre ouros. As medidas tomadas são para garantir os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), completa Cláudia.
Serviço
Consumidores que forem prejudicados durante a greve terão atendimento prioritário, na sede do Procon Centro (Rua Major Facundo, 869) e no Procon Messejana (unidade do Vapt Vupt), ao lado do Terminal de Ônibus. Também é possível registrar reclamação nosite, no link''Atendimento Virtual''. As denúncias anônimas podem ser enviadas com fotos, vídeos e áudios pelo app "Procon Fortaleza".
O POVO Online
Tags
EVENTOS#
Noticia Regionais#
Compartilhar isso
Sobre Folha Serrana
Noticia Regionais
Tags
EVENTOS,
Noticia Regionais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Post Top Ad
Your Ad Spot
Author Details
Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós