segunda-feira, fevereiro 01, 2016
Número de mortes em motos cresce e diminui em carros
O Ceará é o
estado brasileiro que possui maior frota de motocicletas em comparação com a
quantidade de carros. Em números, são 1.224.519 motos, contra 1.014.720
automóveis, o que representa a diferença de mais de 200 mil unidades entre
esses tipos de veículos, conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito
(Denatran), atualizados em dezembro de 2015.
Além da
falta de espaço no trânsito, um dos problemas mais graves relacionados ao
tráfego de motos é o crescimento dos acidentes com mortes. Esse tipo de modal
lidera o ranking das mortes em acidentes automobilísticos no Estado. Conforme o
Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), 612 motociclistas perderam a
vida em decorrência de acidentes no período de janeiro a julho do ano passado.
A quantidade é 21% superior ao registrado pelo órgão em período igual no ano de
2014.
Enquanto
isso, os acidentes com mortes envolvendo carros registram queda de 12% no
período divulgado pelo Detran. Foram 272 acidentes entre janeiro e julho de
2015, contra 310 em igual período do ano anterior.
O problema é
percebido nas unidades de saúde do Estado. No maior hospital de urgência e
emergência de Fortaleza, o Instituto José Frota (IJF) mais da metade das
internações - cerca de 70% - são em decorrência de acidentes envolvendo motos.
Frota
Se levarmos
em consideração a frota absoluta de motocicletas, o Ceará aparece em terceiro
lugar do ranking geral, ficando atrás apenas de São Paulo (4.268.872) e Minas
Gerais (2.308.174), respectivamente. De acordo com o Denatran, nove estados
possuem frota de motos superior à de carros. Na Região Nordeste, além do Ceará,
os estados que apresentam esse perfil são Maranhão, Piauí e Rio Grande do
Norte. As demais unidades federativas com esta mesma característica estão na
Região Norte: Acre, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Este
fenômeno foi observado no Estado pela primeira vez em 2013, quando a frota de
motos superou a casa de um milhão. Na Capital, por exemplo, a Prefeitura começa
a adotar algumas medidas experimentais tanto para atender imediatamente a
grande demanda do fluxo de motos, como observar a resolutividade da iniciativa.
No ano passado, foram criadas faixas prioritárias para os motociclistas em
cruzamentos de grande circulação, como nas avenidas Aguanambi e Raul Barbosa.
Quando o sinal abre, as motos saem primeiro que os outros veículos.
A
sinalização foi instalada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania
(AMC) para evitar o conflito entre carros e motos por disputas de espaço.
Para o
promotor de Justiça e membro do Núcleo de Atuação Especial de Controle,
Fiscalização e Acompanhamento de Políticas do Trânsito (Naetran), Gilvan Melo,
os índices de violência no trânsito são resultados de fatores, que incluem,
principalmente, a falta de educação e desrespeito às leis. "Muitos
condutores não possuem o preparo suficiente para conduzir esses veículos. É
necessário investir, principalmente em educação, e preparo dos
motociclistas", indicou.
O Detran
informou que faz ações periódicas com o foco nos motociclistas. "No
Interior do Estado, onde a frota é crescente, nós (Detran) desenvolvemos a
'Operação Capacete', principalmente nos municípios com maior número de
ocorrência. As blitz também foram intensificadas" disse a diretora de
Planejamento do Dentran-CE, Lorena Moreira.
Diário do
Nordeste
Tags
Noticia Regionais#
Notícias Polícial#
Compartilhar isso
Sobre Folha Serrana
Notícias Polícial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Post Top Ad
Your Ad Spot
Author Details
Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós