quarta-feira, março 02, 2016
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Audiência debaterá projeto que libera motores a diesel para veículos leves
Audiência debaterá projeto que libera motores a diesel para veículos leves
A comissão
especial que analisa a proposta de liberação de motores a diesel para veículos
leves (PL 1013/11) realiza audiência pública na quarta-feira (2). Atualmente,
no Brasil, o motor a diesel só pode equipar veículos mais pesados, como
picapes, vans, ônibus e caminhões.
O debate foi
sugerido pelo relator do projeto, deputado Evandro Roman (PSD-PR). Ele afirma
que houve melhoria na qualidade do diesel de produção nacional nos últimos 30
anos e, por isso, não se justifica mais a proibição de veículos leves movidos
com esse combustível no País.
“Tudo indica
que a revogação dessas restrições não trará aumento da emissão total de
poluentes de veículos nem haverá problema para atendimento do incremento de
demanda desse derivado de petróleo”, declarou.
Além disso,
Roman ressalta que a liberação do combustível terá efeitos benéficos para a
indústria automobilística nacional, com a possibilidade de aumento das exportações
de veículos movidos a óleo diesel e de desenvolvimento tecnológico de motores.
Debate
anterior
O projeto
foi discutido anteriormente em audiência pública na Câmara dos Deputados, em
outubro do ano passado. Na ocasião, a entidade que reúne empresas de tecnologia
do setor de autopeças (Aprove Diesel) defendeu a medida, enquanto a Associação
Nacional de Veículos Automotores (Anfavea) informou que ainda não tinha posição
definida sobre o tema, apesar de anteriormente ter recomendado a rejeição da
proposta.
Já no debate
desta quarta-feira, serão ouvidos representantes de produtores de biodiesel, de
fabricantes de equipamentos para controle de emissões veiculares e de
associações de taxistas. A Aprove Diesel também enviará representante.
A Comissão
de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara rejeitou o projeto em
novembro de 2014. Na ocasião, o deputado Sarney Filho (PV-MA) apresentou
parecer contra a medida, com o argumento de que o diesel ainda é de sete a oito
vezes mais poluente do que a gasolina.
O PL 1013/11
é de autoria do deputado Aureo (SD-RJ).
Convidados
Foram
convidados para audiência da comissão especial:
- o
presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais
(Abiove), Carlo Lovatelli;
- o
presidente da Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de
Emissões Veiculares da América do Sul (Afeevas), Stephan Blumich;
- o
diretor-presidente da Cooperativa de Táxis da Cidade do Rio de Janeiro
(Cootramo), Carlos Ribeiro;
- o
presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Juan
Diego Ferrés;
- o
presidente da Associação Brasileira das Associações e Cooperativas de
Motoristas de Táxi
(Abracomtaxi),
Edmilson Americano;
- o
presidente dos conselhos de Administração e Superior do Sindicato Nacional da
Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Paulo Roberto
Rodrigues Butori;
- o
representante da Aprove Diesel Vicente Alves Pimenta.
A audiência
está marcada para as 14h30, em Plenário a definir.
ÍNTEGRA DA
PROPOSTA:
PL-1013/2011
Câmara dos
Deputados
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