quarta-feira, abril 27, 2016
Vendas do Dia das Mães devem cair 4,1%, aponta pesquisa da CNC
Falta pouco para o Dia das Mães, a segunda data mais
importante para o comércio — atrás apenas do Natal. Mas a previsão para o
varejo não é muito animadora e o período não deve representar um alívio para o
setor, de acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de
Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a entidade, o volume de vendas para a
data deverá registrar recuo de 4,1% frente ao ano anterior. Se confirmada esta
previsão, a data registrará seu pior desempenho desde o início da série, em
2004. Vale lembrar que em 2015 a data comemorativa já apresentou uma retração
nas vendas, de 0,4%, frente ao ano anterior.
Com expectativa de queda nas vendas, a contratação de
trabalhadores temporários para a data também deverá ser menor. A oferta de 25,6
mil vagas em todo o varejo esperada pela CNC é 5,6% inferior ao contingente
contratado no mesmo período do ano passado e equivale à quantidade de vagas do
Dia das Mães de 2012 (25,4 mil). A projeção é que o varejo movimente
aproximadamente R$ 5,7 bilhões.
— É uma estimativa muita negativa e em relação a um ano que
já havia sido o pior desde que começou a ser feito o levantamento. O comércio
foi cavando o fundo do poço a cada mês que passava e dificilmente a gente vai
escapar do pior desempenho do varejo já registrado, com estimativa de fechar
este ano com perda de 8,8% — avalia o economista da CNC Fabio Bentes.
Já a pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores
Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) — que ouviu mais de 500 lojistas da cidade
do Rio de Janeiro — aponta um resultado mais otimista. O levantamento mostra
que os empresários estimam vender 2% a mais no Dia das Mães sobre as vendas do
ano anterior.
Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio, ressalta que mesmo
com sucessivos resultados negativos no comércio, os lojistas estão
moderadamente otimistas com as vendas no Dia das Mães.
— Sabemos que a data não vai salvar o comércio, pois as
perspectivas não são boas e a recuperação será difícil enquanto tivermos um
cenário político-econômico do jeito que está. No entanto, há uma projeção de
melhora, devido à previsão de mudanças na política. Além disso, acreditamos que
o pessimismo pode causar um resultado ainda pior.
A pesquisa do CDL contou com a participação de empresários
dos setores de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, perfumaria e
cosméticos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e telefonia celular.
Assim como o levantamento da CNC, o economista da Rosenberg
Associados Leonardo Costa também não espera um resultado positivo nas vendas
para o Dia das Mães deste ano.
— A deterioração no setor deve se manter, com um volume de
vendas para maio ainda menor do que o observado no ano passado — resume.
A estudante Raiane Costa, de 25 anos, ainda não sabe o que
vai dar de presente para mãe, mas não tem dúvidas de que o presente terá que
ter o valor máximo de R$ 60. No entanto, ela conta que pretende pesquisar
bastante para tentar um preço mais em conta:
— É uma data que não dá para passar em branco, mas, como
estou desempregada no momento, não posso gastar além do meu orçamento. Então, o
jeito vai ser pesquisar bastante para garantir um preço bom.
LEMBRANCINHAS PARA AS MÃES
O estudo da CNC indica que a data deve ser marcada por
lembrancinhas. O levantamento aponta que os ramos de artigos de uso pessoal e
doméstico e de vestuário, calçados e assessórios deverão se destacar
positivamente com alta de 4,4% e 2,3%, respectivamente, frente ao Dia das Mães
de 2015. Com menor procura por compras a prazo e com variações de preços menos
acentuadas nos últimos meses, as vendas nesses dois segmentos caracterizados
por tíquetes médios mais baixos, deverão responder por quase dois terços
(65,8%) de toda a movimentação do varejo com essa data em 2016, diz a pesquisa.
Para Bentes, da CNC, o resultado poderia ser ainda pior se
não fosse uma característica nas vendas do Dia das Mães, que é uma procura
considerável por cosméticos e perfumarias, setor que está relativamente bem e
deve evitar uma queda maior, juntamente com o segmento de vestuário, que apesar
de não estar em um bom momento, espera-se um resultado positivo.
— O que está por trás desse resultado é o tíquete médio
baixo, em torno de R$ 50, diferente de móveis, por exemplo, muito procurado em
outra época. Ou seja, teremos um Dia das Mães da lembrancinha. A cada R$ 100 em
compras esperamos que R$ 45 sejam gastos em vestuário e artigos pessoais e a
cada dez vagas de trabalhos temporários, estimamos que seis sejam desse setor.
A exemplo de como aconteceu com a Páscoa, a previsão é que os lojistas façam
liquidações para atrair o cliente, no entanto, mesmo assim as perspectivas são
muito ruins.
Os segmentos que devem puxar a variação da receita do setor
para baixo são livrarias e papelarias (-21,1%) e as lojas de móveis e
eletrodomésticos (-18,4%). Ambos devem registrar seus piores desempenhos em
vendas em toda a série histórica.
SHOPPINGS FAZEM PROMOÇÕES
Assim como aconteceu em outras datas comemorativas, para
driblar a crise, os shoppings estão investindo em promoções. Os shoppings
Boulevard Rio, Botafogo Praia e Nova América sorteiam um ano de academia, um
ano de salão de beleza e até vale-compras. A cada R$ 200 em compras o cliente
tem direito a um cupom para concorrer aos prêmios.
No Metropolitano Barra, a cada R$ 400 em compras, os
clientes concorrem a dez vale-compras no valor de R$ 8 mil, para serem usados
no shopping. A expectativa de aumento de vendas é de 12%.
O Shopping Tijuca sorteará uma viagem para as principais
vinícolas do Chile. Para participar, o cliente deve realizar uma compra acima
de R$ 250 e trocar por um cupom da promoção.
Os clientes do Ilha Plaza que comprarem R$ 300 ganharão um
ingresso duplo para assistir ao show de stand-up comedy do ator Gabriel
Louchard.
Já o Shopping Via Brasil está se preparando para a data
buscando atrações gratuitas para atrair o público. Na véspera do Dia das Mães,
haverá uma edição especial do projeto Happy Hour, de shows gratuitos a cada 15
dias.
Com informações do O Globo.
Tags
Notícia Local#
Vendas#
Compartilhar isso
Sobre Folha Serrana
Vendas
Tags
Notícia Local,
Vendas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Post Top Ad
Your Ad Spot
Author Details
Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós