A partir de fevereiro deste ano, o Brasil ganhará uma nova
operadora de telefonia celular: os Correios. Sim, a estatal terá uma operadora
móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês), que mira o público das classes C e D
e aposta na alta capilaridade dos serviços da empresa, com 12 mil agências,
para alavancar a distribuição.
O plano vem de longa data. O primeiro registro de que os Correios
tinham o interesse em tornar-se uma MVNO é de 2014, com a autorização do
Ministério das Comunicações para que a empresa começasse a operar desta forma.
A proposta é aproveitar a força da marca dos Correios para alcançar 1 milhão de
usuários até o fim do ano.
Como MVNO, os Correios não terão infraestrutura própria. A estatal
fechou acordo com a empresa EUTV, também conhecida pelo nome fantasia Surf
Telecom, para prestação do serviço. Curiosamente, a Surf também é uma MVNO, que
usa a infraestrutura da TIM para operar nacionalmente.
Os Correios prometem simplicidade e clareza na forma como prestam
seu serviço. Uma pesquisa da empresa diz que a maioria do público não confia
nas companhias, e que não vê clareza sobre como seus créditos são gastos. O
objetivo é deixar muito claro quantos gigabytes de dados, quantos minutos de
chamadas e quantas mensagens SMS estão inclusas no plano contratado. A empresa
também aposta em sua marca, vista como uma das instituições mais confiáveis do
Brasil ao lado da família e do corpo de Bombeiros, de acordo com Ara Minassian,
coordenador do projeto.
A ideia inicialmente é vender apenas planos pré-pagos, e tanto os
chips quanto as recargas poderão ser compradas nas agências pelo Brasil. Mais
detalhes devem ser revelados em fevereiro, quando ocorrerá o lançamento do
serviço.
Uol
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