Ministro do STF morreu após acidente aéreo em 2017. FAB apresentou
nesta segunda (22) relatório sobre investigações; visibilidade estava abaixo da
exigida e não havia condições de pouso.
A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nesta segunda-feira (22) um
relatório no qual informou que não há registro de pane ou mau funcionamento no
sistema do avião que caiu com o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal
Federal (STF), em janeiro do ano passado.
Segundo a FAB, embora o piloto do avião, Osmar Rodrigues, fosse
"experiente", na hora do acidente a visibilidade estava
"restrita" e não havia condições mínimas para pouso e decolagem.
Teori e mais quatro pessoas morreram no acidente – relembre mais
abaixo.
Saiba abaixo as 11 conclusões às quais a FAB chegou:
Não foi identificada qualquer condição de falha ou mau
funcionamento da aeronave;
Não se evidenciaram alterações de ordem médica no piloto;
O aeródromo de Paraty permitia somente operações sob regras de voo
visual;
O campo visual do piloto estava restrito e com poucas referências
visuais;
Foram realizadas duas tentativas de pouso;
As condições de voo encontradas favoreciam a ocorrência de ilusão
vestibular por excesso de G e de ilusão visual de terreno homogêneo;
A visibilidade horizontal estava abaixo da recomendada;
A cultura de trabalho presente à época entre o grupo de pilotos que
operavam na região de Paraty favorecia a informalidade em detrimento dos
requisitos mínimos estabelecidos para a operação sob regras de voo visual;
No que diz respeito ao acidente, pode-se concluir que essa cultura
influenciou a tomada de decisão do piloto, o qual, a despeito de encontrar
condições adversas e do seu estado emocional frente à situação vivenciada,
optou por insistir na tentativa de pouso;
A análise dos parâmetros de voz, fala e linguagem indicou traços de
ansiedade no piloto. O estado emocional em que o piloto se encontrava pode ter
influenciado a sua decisão de realizar uma nova aproximação, apesar de não ter
havido melhoria das condições meteorológicas.
O acidente completou um ano no último dia 19 e, nesta segunda, o
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da FAB
apresentou o relatório sobre as investigações.
O Cenipa não aponta culpado num acidente aéreo. Apresenta fatores
que contribuíram para a causa do acidente, de forma a evitar novos desastres
aéreos.
Fonte; G1.com
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