A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do
Ceará (Fecomercio) acaba de divulgar pesquisa sobre o Potencial de Consumo do
Fortalezense para o Dia das Mães. Os dados revelam que os consumidores da
Capital vão movimentar cerca de R$ 257 milhões no comércio local com a compra
de presentes, valor 4,9% superior ao de 2017, quando o impacto estimado foi de
R$ 245 milhões, informa a assessoria de imprensa da entidade.
Dando prioridade aos artigos de vestuário, perfumaria,
calçados e bolsas, flores, utensílios domésticos e joias e bijuterias, a
maioria dos consumidores irá às compras – 61,8% dos entrevistados confirmaram
essa intenção.
A preferência dos consumidores mostra-se concentrada em
seis produtos principais que, juntos, respondem por 90,6% das intenções de
compra, com preponderância dos bens de uso pessoal:
Artigos de vestuário: citados por 36,2% dos entrevistados
lideram em todos os estratos analisados pela pesquisa, sendo mais relevante
para as mulheres (38,4% de intenção de compra), do grupo etário com idade até
20 anos (42,4%) e de renda familiar superior a seis salários mínimos (39,9%);
Itens de perfumaria: com 25,7% de intenção de compra, é
preferido pelas mulheres (29,1%), dos consumidores com idade entre 21 e 35 anos
(31,3%) e do grupo com renda familiar entre três e seis salários mínimos
(26,8%);
Sapatos, cintos e bolsas: com 10,4% de intenção de
compra, serão mais procurados por consumidores do sexo masculino (13,1%), do
grupo com idade de até 20 anos (11,3%) e renda familiar mensal acima de seis
salários mínimos (17,1%);
Flores: com 6,7% de intenção de compra, igualmente
distribuído entre consumidores homens e mulheres (6,8% de intenção de compra
para os homens e 6,6% para as mulheres), com preponderância do grupo com idade
acima dos 36 anos (11,0%) e renda familiar de até três salários mínimos;
Utensílios domésticos: com 6,0% de intenção de compra,
possui preferência destacada entre o público masculino (6,8%), do estrato com
idade até 20 anos (7,8%) e renda média familiar superior a seis salários
mínimos (8,5%); e
Joias e bijuterias: com 5,6% de intenção de compra, com
maior demanda pelas mulheres (5,8%), do grupo com idade acima dos 36 anos
(7,9%) e renda familiar entre três e seis salários mínimos (9,0%).
Faturamento
Ainda de acordo com a pesquisa, o faturamento previsto
com a compra de presentes é de R$ 257 milhões, reforçando a importância
econômica dessa data comemorativa, que anima importantes segmentos do comércio
varejista. O dispêndio médio com a compra de presentes é estimado em R$ 236.
Como alguns consumidores compram mais de um presente, o gasto por presente será
de R$ 174.
Com grande parte da população com cada vez menos tempo
disponível, o consumidor irá privilegiar a comodidade em suas compras,
preferindo o sábado como dia mais provável para realizar a compra dos presentes
(32,0%).
Os shopping centers deverão ter movimento intenso de
consumidores, tendo sido citados por 41,1% dos consumidores como locais
preferenciais para as compras. O Centro da cidade e os principais corredores
comerciais também mantêm sua importância, com 23,4% e 19,2% das respostas,
respectivamente.
Eliomar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós