terça-feira, junho 12, 2018
Mais de 72 mil pessoas pediram aposentadoria e salário-maternidade
Com 18 dias em funcionamento, o serviço de concessão automática do
INSS já tinha recebido mais de 72 mil pedidos automáticos de aposentadorias (32
mil) e salário-maternidade (40 mil) urbanos. Deste total, 10,5 mil benefícios
foram concedidos imediatamente. Os outros 62,5 mil ainda precisam passar por
análises técnicas. A expectativa do instituto é que, em até dois meses, a maior
parte desses pedidos sejam concluídos.
O serviço oferecido pelo INSS digital está funcionando em todo o
país desde 21 de maio. O último levantamento foi 07 de junho. Jair Guerra,
chefe substituto de Divisão de Atendimento do órgão, explicou que esse volume,
ainda em avaliação, pode ser liberado imediatamente nos próximos dias. Mas,
ainda há regiões onde a demanda já vinha represada a meses ou situações em que
um documento específico precisará ser entregue.
Um outro gargalo deste período de acomodação do novo modelo é o
acesso às informações alimentadas no Sistema Nacional de Informações de
Registro Civil (SIRC). “O INSS está ajustando o sistema. Ainda há casos de
demora na leitura de certidões de nascimento do SIRC”, explicou. Sem a
comprovação de todos os quesitos, como o caso da maternidade, o pedido fica
suspenso em análise.
Pelos números atualizados, a meta inicial do governo de reduzir
entre 15% a 20% o atendimento presencial nas agências já começa a ser cumprida.
Mas o levantamento em base de dados geral não permite uma avaliação regional ou
diagnóstico sobre dificuldades dos beneficiários com o sistema.
Essa modernização do procedimento vem como uma promessa de
agilização e desafogamento das agências físicas. Guerra explica que a intenção
não é eliminar outros meios de atendimento, mas criar alternativas para quem
tiver acesso às formas digitais, consiga obter o benefício mais rapidamente,
abrindo espaço para os que ainda sentem a necessidade de um atendimento
presencial.
A crítica da especialista Diana Vaz de Lima, professora de ciências
contábeis do setor previdenciário da Universidade de Brasília (UnB), recai
justamente sobre variáveis como a democratização do acesso da população à
internet. Segundo ela, enquanto, por um lado, o governo acerta em buscar
alternativas para diminuir a pressão no sistema que tende a aumentar diante das
perspectivas de envelhecimento da população, por outro lado, seria preciso
considerar variáveis como a baixa escolaridade e conectividade ainda presentes
em muitas regiões do país.
“É um primeiro passo mas é preciso dar um passo maior que é pela
democratização do acesso à internet. No site, com o INSS digital, os
beneficiários têm a possibilidade de reduzir o caminho, mas, o acesso à
internet ainda não é uma realdade para todos os brasileiros. Estudos do IBGE mostram
que não é democrático”, disse. Levantamento do IBGE desse ano aponta que 40%
dos municípios brasileiros ainda apresentam alto deficit de acesso à banda
larga, como Piauí, Amazonas, Roraima, Acre, Amapá, Sergipe e Maranhão.
Diana Vaz também apontou a renda e escolaridade como fatores que
podem dificultar o entendimento de algumas pessoas e defendeu ajustes “para
criar uma linguagem mais amigável”. “Acredito que os próximos 180 dias serão
muito importantes para a equipe do INSS entender as dificuldades dos
brasileiros e ter a oportunidade de fazer esse diagnóstico para aperfeiçoar o
sistema. Houve apenas uma transposição de burocracia, porque não diminuiu todo
o procedimento que era feito".
O posicionamento do INSS é o de que a concessão automática ainda é
voltada para um público urbano, que tem maior facilidade de acesso digital. O
órgão ainda reitera que o serviço não elimina os outros atendimentos
presenciais. A concessão automática foi criada para que o cidadão passe a
receber o benefício imediatamente, mediante a checagem de documentação
disponível em bancos de dados checados pelo instituto. Os pedidos podem ser
feito via internet, aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, que funciona de
segunda a sábado, das 7h às 22h.
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