Legenda: Enel funcionará normalmente
Foto: Arquivo Diário do Nordeste
As lojas de atendimento da distribuidora de energia Enel e da Companhia de Água e Esgoto do Estado (Cagece)
abrirão normalmente durante o lockdown em Fortaleza. Considerados essenciais,
esses são alguns dos serviços que não abrangem as restrições impostas em razão
da crise sanitária, que começam nesta sexta-feira (5) e se estendem até o
próximo dia 18.
No entanto, alguns tiveram adequações ou encerraram somente o
atendimento presencial. O Sistema Nacional de Emprego e o Instituto de
Desenvolvimento do Trabalho (Sine-IDT), por exemplo, não atenderá apenas em
algumas unidades.
Já o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE),
contudo, suspendeu totalmente a modalidade presencial enquanto o decreto
estiver em vigor. O Diário do Nordeste preparou um guia de quais desses
serviços fecham e abrem no período.
Veja:
Enel
O que estará funcionando
Todos os serviços estarão disponíveis no período. Por ser
essencial, tanto as lojas da distribuidora (atendimento agendado) como a
operação de campo continuarão trabalhando
Atendimento online
Diante dos riscos de exposição ao novo coronavírus, o ideal é que
os canais de atendimento digitais sejam priorizados. Pela internet, será
possível comunicar falta de energia, consultar de débitos, enviar de 2ª via da
conta e tirar dúvidas.
Veja como fazer:
Telefone: o cliente pode falar com a empresa pelo WhatsApp,
enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. Além disso a Central de
Atendimento até disponível 24 horas por dia por meio do 0800 285 0196.
Aplicativo: o app Enel Ceará, pode ser baixado gratuitamente para
iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS);
Site: www.enel.com.br
Redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter
(@enelclientesbr)
Atendimento presencial
Se o atendimento online não foi possível e houver necessidade de
deslocamento para uma loja, o cliente deve agendar nos canais acima. Devido a
questões de segurança sanitária, os atendimentos ocorrem somente mediante
agendamento.
Cagece
Todos os serviços também estarão disponíveis no período.
Telefone: a população pode entrar em contato 24 horas por dia com a
Cagece por meio do número 0800.275.0195 para registrar qualquer reclamação ou
solicitação relacionadas aos serviços prestados pela Companhia. Dentre os
atendimentos disponíveis por meio da Central estão: retirada de vazamentos,
desobstrução da rede de esgoto, ocorrência de desabastecimento, verificação de
consumo, entre outros.
Aplicativo: pelo Cagece App também pode ser registrar ocorrências
de falta de água, vazamentos, denúncias de fraudes, buracos e solicitação de 2ª
via de faturas
Atendimento presencial
Se houver necessidade do atendimento presencial, é necessário
realizar o agendamento no site da Cagece.
Detran
No Detran, o atendimento presencial estará suspenso na Capital e em
municípios do Interior do Estado classificados no Nível de Alerta Nº 4 (risco
altíssimo) do IntegraSUS. As demais cidades continuarão com o atendimento
presencial.
Veja quais serviços digitais estarão disponíveis no site oficial do
órgão (www.detran.ce.gov.br):
Impressão de Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV)
2ª via de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Emissão de licenciamento e IPVA, através do site oficial do órgão (www.detran.ce.gov.br)
Sine-IDT
Unidades fechadas para atendimento presencial: os equipamentos no
Centro, Papicu e Benfica atenderão de forma remota
Unidades com atendimento presencial: apenas as localizadas nos
Vapt-Vups (Antônio Bezerra e Messejana). Nestes locais, o atendimento será
reduzido e ocorrerá somente mediante agendamento prévio.
Atendimento online
Para ter acesso aos serviços do IDT/SINE de intermediação de mão de
obra ou habilitação para o seguro-desemprego, os trabalhadores podem buscar os
seguintes canais:
Site Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/) ou
aplicativo SINE Fácil
Contato direto com os atendentes via Chatbot, na página inicial do
IDT (www.idt.org.br)
Canal direto com os atendentes via telefones
Centro - (85) 2180-6214
Papicu - (85) 2180-6213
Casa do Cidadão Shopping Benfica - (85) 2180-6215
Central de Atendimento ao Cliente - 0800 591.0363
Sine municipal
Já o Sine Municipal suspendeu o atendimento presencial durante a
vigência do decreto de isolamento social rígido no Ceará. As quatro unidades do
Município estarão fechadas no período, mas alguns serviços poderão ocorrer de
forma remota.
Solicitações de seguro-desemprego e busca de vagas no mercado de
trabalho poderão ser realizadas pelo:
E-mail: sinemunicipalfor@sde.fortaleza.ce.gov.br
Telefone: (85) 3105-3712 ou via WhatsApp (85) 98513-4385 (não
recebe ligações), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso às
informações sobre os benefícios ofertados, prazos, documentações e formas de
acesso aos serviços online.
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