A diferença de valor entre o imposto cobrado em 2021 e 2022
ultrapassa os R$ 570 em alguns modelos
Escrito por Heloisa Vasconcelos, heloisa.vasconcelos@svm.com.br
17:27 - 28 de Dezembro de 2021. Atualizado às 18:04
NEGÓCIOS
carro cinza do modelo hb20
Legenda: O HB20 foi o modelo mais vendido que apresentou maior
diferença no preço do imposto
Foto: Divulgação
A valorização dos seminovos tornou o IPVA mais caro para os cearenses. Comparando a tabela de preços para 2022 divulgada nesta terça-feira (28) pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) com o imposto cobrado neste ano, a diferença chega a até 28%.
O levantamento foi realizado pelo Diário do Nordeste considerando o
imposto referente aos veículos mais vendidos em 2020 no Ceará, segundo a
Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram
considerados os modelos do ano 2019, seminovos tanto para a tabela 2021 como
para a 2022.
Apesar de não ter havido aumento na alíquota cobrada, o aumento no
valor venal dos veículos resultou na alta do imposto. A diferença de valor no
imposto cobrado para um mesmo modelo ultrapassou os R$ 570, como é o caso do
Jeep Renegade, modelo que inclusive ainda figura na lista dos mais vendidos
deste ano.
Mesmo sem mudança na alíquota, o aumento no valor venal do veículo
subiu o imposto de R$ 2.936,46 em 2021 para R$ 3.512,88 no ano que vem. Um
aumento de R$ 576,42, equivalente a 19,63%.
O modelo com maior aumento no valor cobrado foi o Hyundai HB20,
terceiro mais vendido deste ano no Ceará. A diferença entre um ano e outro para
o modelo ano 2019 subiu 28,13%, de R$ 932,93 para R$ 1.195,33.
Valorização dos seminovos
2021 teve um fenômeno atípico de valorização de seminovos, que
normalmente perdem valor ano após ano depois de saídos das
concessionárias.
O fechamento das montadoras em razão da pandemia e a falta de peças
por problemas logísticos internacionais impactaram o estoque de carros novos no
mercado, o que pressionou também o mercado de seminovos.
Os modelos que tiveram maior valorização foram justamente os de
fabricação mais recente, de 2019 e 2020. O aumento no valor do imposto já era
previsto em simulação feita pelo Diário do Nordeste.
Confira comparativo
Aumento no IPVA
Mais valorizados em 2021, os seminovos tiveram aumento de valor
venal, o que impacta diretamente no imposto anual
Modelo
IPVA 2021
IPVA 2022
Aumento em reais
Aumento (%)
HYUNDAI/HB20 1.0M UNIQUE
R$ 932,93
R$ 1.195,33
R$ 262,40
28.13
FIAT/ARGO 1.0
R$ 965,45
R$ 1.217,45
R$ 252,00
26.1
HYUNDAI/HB20S 1.0M UNIQ
R$ 999,75
R$ 1.250,48
R$ 250,73
25.08
FIAT/MOBI WAY
R$ 852,75
R$ 1.065,50
R$ 212,75
24.95
VW/GOL 1.0L MC4
R$ 840,33
R$ 1.042,50
R$ 202,17
24.06
NISSAN/KICKS S MT
R$ 1.759,11
R$ 2.177,94
R$ 418,83
23.81
RENAULT/KWID INTENS 10MT
R$ 829,45
R$ 1.024,48
R$ 195,03
23.51
FORD/KA SE 1.0 HA C
R$ 934,25
R$ 1.142,25
R$ 208,00
22.26
VW/POLO MF
R$ 1.480,41
R$ 1.807,08
R$ 326,67
22.07
CHEV/ONIX JOY
R$ 915,05
R$ 1.107,63
R$ 192,58
21.05
JEEP/RENEGADE SPORT AT
R$ 2.066,40
R$ 2.485,20
R$ 418,80
20.27
JEEP/COMPASS LONGITUDE F
R$ 2.936,46
R$ 3.512,88
R$ 576,42
19.63
CHEV/ONIX PLUS JOY
R$ 1.019,53
R$ 1.208,70
R$ 189,17
18.55
TOYOTA/COROLLA ALTIS HV
R$ 3.030,18
R$ 3.570,18
R$ 540,00
17.82
HYUNDAI/CRETA 20A PRESTI
R$ 2.502,90
R$ 2.948,73
R$ 445,83
17.81
Fonte: Sefaz/ Diário do nordeste
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