Últimas Notícias

terça-feira, janeiro 24, 2023

Coruja-buraqueira ou Caboré como é conhecido por Aqui no Nordeste


Habitat: Campos, cerrados, pastos, restingas, planícies, praias, dunas, e alguns ambientes urbanizados como aeroportos e terrenos baldios.

Distribuição: Ocorre do Canadá ao sul da Argentina e em todo o Brasil, de forma abundante.

Hábito de vida: Diurno e noturno. Atividade principal durante o crepúsculo, apesar de também caçar à noite.

Características: As corujas-buraqueiras apresentam entre 19 e 28 cm, e peso aproximado de 110 a 265g. Possuem a cabeça redonda, sem penachos, com sobrancelhas brancas e olhos amarelos dispostos frontalmente, lado a lado. A sua capacidade de
girar a cabeça, entretanto, permite que enxergue em todos os ângulos. Têm coloração parda, tal qual a terra, podendo apresentar plumagem em tons de ferrugem causados por solos de terra roxa. As fêmeas geralmente são menores e mais escuras do que os machos.

O termo “buraqueira” representa o seu hábito de cavar buracos no solo ou utilizar galerias abandonadas por outros animais para fazer seus ninhos, geralmente forrado com fezes bovinas, que atraem uma presa comum em sua dieta: o besouro rola-bosta. No período reprodutivo, o casal caça noite e dia para sustentar a grande prole, por vezes de sete filhotes.

Alimentam-se principalmente de insetos e pequenos invertebrados caçados no solo, podendo incluir uma variedade de outras presas, como camundongos e pequenos répteis. A sua audição muito apurada permite localização de presas utilizando apenas este sentido, mas com olhos grandes e capacidade de dilatação da pupila, também enxergam perfeitamente à noite. As principais ameaças são atropelamentos por veículos em estradas, bem como seus predadores naturais, que são os falcões, gambás cobras, gatos e cães domésticos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Athene cunicularia, coruja-buraqueira, caburé-do-campo, coruja-da-praia, coruja do campo, coruja-mineira, corujinha-buraqueira, corujinha-do-buraco, guedé, uiracuier, uiracuir, urucuera, urucureia e urucuriá, Speotito cuniciilaria grallaria, burrowing owl, Avifauna, Família Strigidae, Ordem Strigiformes.

Autora: Caroline Passos

Revisor: Filipe Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas