Parece estranho, mas é apenas uma forma utilizada pelos membros da tribo Suri, na Etiópia, que costumam soprar o “interior” das vacas para que elas produzam leite. Imagem circula pela internet e nós vamos explicar tudo sobre o assunto! E de repente, no meio da imensa planície africana, encontra-se um dos últimos redutos da comunhão primitiva entre o homem e a natureza, uma verdadeira união entre o ser humano e o animal.
Mas, uma imagem tem chamado atenção nas redes sociais – imagem de destaque na capa do conteúdo. Muitos se perguntam: “Meu Deus, o que é isso?”. Vamos explicar mais sobre essa forma ‘inusitada’ que faz vaca produzir mais leite! O leite é produzido no úbere das vacas, uma mistura composta por por água, açúcares, gordura, proteínas, lactose, minerais e vitaminas. Mas, como fazer com que esse leite saia de forma mais abundante e facilmente? Ainda que muitas crianças da cidade já não saibam, as vacas não dão leite o ano todo.
Dão leite quando têm um filhote para alimentar, assim como as mulheres. Por isso, ao longo da pré-história e da história os criadores de gado inventaram as mais diversas soluções para tentar enganar a vaca para que continuasse produzindo leite: colocando um bezerro de outra mãe ou introduzindo ar através do órgão genital para produzir uma espécie de falsa gravidez. Como constata a arte rupestre, sustenta Jean-Loïc (veja imagem abaixo), durante milênios os seres humanos se agacharam para soprar o órgão de uma vaca, com a esperança de aumentar o período de lactação e assim conseguir mais leite para a família. Hoje sabemos que há uma explicação científica: a estimulação da vagina da vaca favorece a liberação da oxitocina, um hormônio que facilita a lactância. As imagens que circulam na internet a algum tempo – sem autor identificado – mostram uma mulher da Tribo Suri, soprando a genitália de uma vaca leiteira.
Muitos acharam estranho e que seria uma montagem, mas apesar de parecer inusitado, a técnica é muito utilizada pelos integrantes da tribo, como mostra o vídeo abaixo. Mas antes disso, lembre que a Tribo Suri, uma das mais antigas, vive na Etiópia, localizada no Chifre da África. O país é de relevo irregular e sem acesso ao mar dividido pelo Grande Vale do Rift. O solo argiloso impede a drenagem adequada e retém a água na superfície. Difícil de cultivar nestas condições, mas a base fértil oferecida pela terra é ideal para pastagem de gado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós