Os atuais beneficiários do programa de transferência de renda chamado Auxílio Brasil passarão a serem atendidos a partir de março pelo novo Programa Bolsa Família, que será criado oficialmente já nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após ter sido uma das promessas de campanha do petista. Contudo, três grupos de famílias serão beneficiados com o pagamento antecipado neste mês.
Isso porque, infelizmente, o país tem sofrido com fenômenos climáticos intensos que costumam sempre castigar de maneira mais severa a população mais pobre. Caso das famílias residentes no litoral do estado de São Paulo, que foram muito atingidas pelas chuvas nas últimas semanas e perderam muitas coisas, e das famílias residentes nas regiões rurais do Rio Grande do Sul, que em um paralelo trágico com o primeiro caso, estão sofrendo com a falta de chuvas, que prejudica principalmente as famílias de pequenos agricultores.
Além disso, no estado de Roraima, o povo indígena Yanomami passa por momentos difíceis por conta de doenças e desnutrição, causada principalmente pela falta de recursos financeiros para a compra de alimentos e a falta de estrutura que o antigo governo federal deixou de conceder para aquela população. Dessa forma, todas as famílias destes três grupos de afetados por estas tragédias receberão os pagamentos de março do novo Bolsa Família no dia 20, independente do que diz o calendário. Confira a lista de quem recebe no primeiro dia de pagamentos:
Famílias do povo Yanomami: residentes na região Norte do
país, esse povo indígena tem sofrido muito com uma crise sanitária que tem
feito muitos doentes, além de uma crise econômica, que fez diversos
desnutridos, inclusive crianças;
Famílias do litoral paulista atingidas pelas chuvas: são
milhões de beneficiários residentes de diversos municípios do litoral do estado
de São Paulo que sofreram muito nos últimos dias com o excesso de chuvas, que
causou enchentes, deslizamentos e muitas mortes;
Famílias rurais do Rio Grande do Sul afetadas pela
estiagem: essas famílias vão receber os pagamentos de março antecipadamente
como meio de auxiliar em meio à crise de falta de chuvas que prejudicou as
plantações e, por consequência, a principal fonte de renda das famílias rurais
daquela região.
Autor Jeferson Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós