O Ceará receber R$ 73,2 bilhões em investimentos do novo Programa de Aceleração do Crescimento, que vai ser lançado nesta sexta-feira (11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Rio de Janeiro.
No conjunto de obras do programa no Ceará estão:
Duplicação da BR-116: o primeiro trecho corresponde início das obras em Pacajus, na Grande Fortaleza, até o Boqueirão do Cesário. São 64 km de estrada. Já o segundo trecho é do Boqueirão do Cesário até o município de Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, outros 97 km.
Transnordestina: rede ferroviária que sair do Piauí, até Salgueiro, Sertão de Pernambuco, e de Salgueiro seguirá até o Porto do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará. O objetivo é melhorar o fluxo de mercadoria entre os estados nordestinos.
Duplicação do Eixão das Águas do Ceará: projeto hídrico que levará a água do açude Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza.
Cinturão das Águas do Ceará: rede de canais que transporte água até as regiões do interior do estado que recebem menor volume de chuva.
Ramal do Salgado: distribui a água do Rio São Francisco pelas cidades do interior do Ceará. A obra vai reduzir em 150km a viagem das águas do São Francisco até o Castanhão, maior reservatório do Ceará.
Moradias do Minha Casa Minha Vida: o programa constrói casas populares, com valor máximo de R$ 350 mil, com juros mais baixos e incentivos.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, acompanha o
lançamento do programa. Ele esteve em Brasília para demandar verbas para os
projetos prioritários no estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós