Barro, na macrorregião do Cariri, registra a maior temperatura do estado em agosto pela segunda vez.
Por g1 CE
Foto: Reprodução/EPTV
O município de Barro, localizado na macrorregião do Cariri, continua registrado a maior temperatura de todo o estado neste mês de agosto. Na tarde da quinta-feira (24), a cidade alcançou 38,6 °C. Já nesta sexta-feira (25), a temperatura chegou a 40,8 °C.
Jaguaribe, município que fica a cerca de 240 quilômetros de Fortaleza, ficou em segundo lugar, com 40,4 °C registrados nesta sexta. No dia 6 de agosto, a cidade chegou a 38,4 °C.
Muito calor por aí? 🥵 Barro atinge maior temperatura do Ceará
em agosto
Onda de calor afeta 97 cidades do Ceará, alerta Inmet
As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Vale lembrar que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia emitido um alerta de onda de calor que pode afetar 97 cidades do Ceará (veja lista aqui).
Previsão de tempo para o fim de semana
Litoral de Fortaleza. — Foto: Davi Mendes/ Semace
Ainda conforme dados da Funceme, o Ceará deve continuar com tempo firme nos próximos dias. No entanto, devido ao efeito de brisa terrestre, há possibilidade de chuvas isoladas e passageiras, com intensidade fraca, sobre o litoral de Fortaleza e litoral do Pecém durante o período da madrugada e início da manhã de sábado (26) e domingo (27).
Durante as tardes, é esperado temperaturas máximas entre 35 e 38°C em alguns municípios da região Jaguaribana, do Sertão Central e Inhamuns, do Cariri, da Ibiapaba e do Litoral Norte.
Temperaturas mínimas
Chuvas no Ceará. — Foto: Ismael Soares/SVM
Em relação às temperaturas mínimas, a Funceme aponta que no início das manhãs é previsto valores entre 16 a 19°C em alguns municípios serranos localizados no sul e no noroeste do Ceará.
Em Fortaleza e Região Metropolitana, prevalecem as temperaturas máximas em torno de 32°C e mínimas de até 24°C.
Umidade relativa do ar
Em relação à umidade relativa do ar, durante a tarde, o Sul do estado (região do Cariri, sul da Jaguaribana e sul do Sertão Central e Inhamuns) devem apresentar umidade relativa mínima entre 15 a 25%. Já no Norte é previsto valores superiores a 40%, principalmente nos municípios próximos à faixa litorânea. Quanto aos ventos, a tendência é de rajadas em torno de 45 km/h na região litorânea do estado.
Onda de calor no Brasil
Marcha do calor: imagens mostram passagem de onda de ar quente sobre o Brasil e duração do fenômeno — Foto: Arte/g1
Vale lembrar que uma onda de calor está levando os termômetros a alcançarem níveis recordes e ela continua sobre o Brasil. Como o g1 já noticiou, uma sequência de imagens ilustra a trajetória da massa de ar quente pelo país.
🌡️ Na
quarta-feira, a temperatura atingiu 32,3°C em São Paulo. Em Belo Horizonte, a
marca foi de 33ºC, o dia mais quente do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós